Faculdade Eduvale de Avaré lança ambiente de aprendizagem virtual

Em virtude do enfrentamento mundial pela pandemia do COVID-19 e em respeito às recomendações impostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de distanciamento social, a Faculdade Eduvale de Avaré lançou no último dia 6 deste mês a plataforma Eduvale Virtual, um ambiente de aprendizagem online e seguro disponível para todos os alunos da Instituição.
A Faculdade Eduvale é uma das primeiras Instituições de Educação de Ensino Superior da região e do interior do estado de São Paulo a lançar este produto dando continuidade à formação acadêmica dos estudantes durante este período.
As aulas acontecem ao vivo em formato de videoconferências permitindo a interação em tempo real entre alunos e professores no mesmo estilo das salas de aulas presenciais. Todo o conteúdo é gravado e disponibilizado para acesso após o término, o que possibilita que elas sejam vistas por aqueles que por algum motivo não puderam assistir ou até mesmo sejam utilizadas para revisões futuras.  
A plataforma está disponível para o uso em computadores, notebooks, smartphones e dispositivos móveis e também permite que os estudantes realizem exercícios e atividades online, bem como tenham acesso à materiais acadêmicos e debatam assuntos pertinentes às respectivas disciplinas em fóruns de discussão.
A proposta pioneira da Faculdade Eduvale está de acordo o Ministério da Educação (MEC) conforme portaria nº 343 publicada em 18 de março no Diário Oficial da União (DOU), que a fim de amenizar os prejuízos causados pela pandemia autorizou a substituição de disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação em cursos que já estão em andamento.
“A Eduvale Virtual é uma proposta inovadora que se diferencia dos sistemas tradicionais de aulas virtuais, já que são aulas presenciais realizadas de forma remota. Criamos em tempo recorde e no mesmo período treinamos nosso corpo docente que possui mais de 140 profissionais para que eles pudessem estar habilitados para o uso, trabalhassem no replanejamento das metodologias e se preparassem para o novo meio de transmissão de conhecimento. O objetivo é manter a rotina de estudos dos universitários com a mesma qualidade de ensino que a Faculdade Eduvale oferece há 20 anos. Toda a nossa equipe abraçou a ideia e os alunos se manifestaram por meio de mensagens e nas redes sociais enaltecendo o desdobramento das nossas ações. Continuaremos a trabalhar remotamente até que esta situação se resolva. Vamos sair desse momento muito fortalecidos e com a certeza de que contribuímos para a preservação de muitas vidas”, pontuou Evandro Oliveira, diretor acadêmico da Faculdade Eduvale de Avaré.
 “Queria agradecer todo respaldo que a Eduvale tem nos dado. Estava bem ansiosa com todas essas adequações, mas tudo aconteceu de uma forma tão bem estruturada que minha ansiedade se transformou em tranquilidade. A Eduvale é muito diferenciada! Tenho orgulho de fazer parte dessa família e estar cercada por pessoas tão competentes”, ressaltou a professora Dra. Tainara Ferrari.
 A eficácia do projeto já pode ser comprovada com a adesão de cerca de 83% dos alunos que assistem as aulas em suas casas no horário regular. “A Eduvale deu um show logo na primeira aula! A turma toda acessou, a professora explicou o conteúdo demonstrando exemplos e todos nós tivemos a chance de participar. Superou as expectativas! Parabéns aos desenvolvedores, parabéns à toda equipe Eduvale que não cessou por nós”, disse Andiara Bueno, aluna do 5° período do curso de Administração.
Em paralelo, a Faculdade Eduvale ainda preocupada com a questão emocional criou um grupo de acolhimento intitulado “Eduvale + Vida” onde toda a comunidade acadêmica tem acesso via WhatsApp à uma equipe de profissionais da Psicologia.
Emoção, gratidão, orgulho, alegria, sentimento de dever cumprido, euforia… Existem tantas palavras para expressar o que estou sentido neste momento, mas vou tentar resumir em uma só: obrigado. Equipe, alunos, famílias e, acima de tudo, obrigado Deus por nos dar consciência quanto a real responsabilidade de nosso trabalho.  Agradeço imensamente a Família Eduvale por acreditar. Todos unidos pela educação e superação. Este reinício das aulas é um momento histórico!”, pontou o Dr. Claudio Mansur Salomão, presidente mantenedor da Faculdade Eduvale de Avaré.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *